Como Atrair Tráfego para Blog.

marketing digitalTráfego orgânico ou pago. Qualquer site ou blog necessita atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads (oportunidade de negócio), se relacionar com pessoas em todos os estágios do funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.

Uma das maiores dificuldades de quem começa um blog ou site é construir tráfego de qualidade. É necessário que você consiga uma boa atração de visitantes para o seu blog para que  seu negócio tenha sucesso nas outras etapas do seu funil de vendas. Para atrair tráfego de qualidade é necessário: produzir conteúdo, otimizar conteúdo e comprar mídia.

A produção de conteúdo está relacionada à forma de falar sobre temas que realmente atraiam a audiência por sua utilidade. Fale sobre sua área de atuação e o que ela tem a oferecer para os clientes, quais as principais novidades, entre outras possibilidades. Assim as pessoas terão interesse em ler, compartilhar e indicar em outros sites, o que vai fazer seu blog ou site ser visto como uma referência. Entendendo os problemas do seu cliente você poderá ajudá-lo através da área de atuação do seu negócio. O conteúdo educativo ajuda a perceber formas de resolver as angústias de seu cliente e consequentemente a solução estará relacionada ao produto do seu negócio. Tendo em vista que a consolidação da audiência e da autoridade perante o Google costuma demorar, comece o quanto antes a produzir conteúdo educativo, pois quanto mais cedo você começar mais rápidos os resultados irão aparecer.

Ter um blog é uma ótima opção para a produção e publicação de conteúdo e ele deve ser seu principal aliado. Ter uma boa plataforma para a construção do seu blog é fundamental e dentre tantas que existem no mercado a mais indicada pela diversidade de plugins e estrutura amigável ao Google, o WordPress é a mais recomendada.

Não é necessário muitos recursos para manter um blog. Você poderá manter as publicações do seu blog sozinho e publicar um a dois artigos por semana já estará bem acima da média. Não se preocupe em publicar muitos artigos, preocupe-se em escrever com qualidade, consistência e uma periodicidade bem definida, para que seus leitores saibam com que frequência receberão novos conteúdos.

Garantir que o conteúdo do seu blog alcance as pessoas e seja visualizado pelo seu público é fundamental. Isso é feito através da otimização de conteúdo, que pode ser feita através de dois canais: as ferramentas de busca (como o Google) e as mídias sociais.

A otimização para serviços de busca é chamada de SEO (Search Engine Optimization). SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo fazer com que suas páginas apareçam bem posicionadas nas ferramentas de busca quando o seu potencial cliente buscar por termos relacionados ao seu mercado de atuação, obviamente melhorará o tráfego para seu blog. O Google analisa mais de 200 itens como fatores de rankeamento. Aqui falaremos sobre os dois maiores fatores: o conteúdo e a autoridade. Para analisar o conteúdo, o Google procura por “pistas” lendo as partes mais importantes de uma página. Assim como podemos identificar o tema de um livro ao olhar sua capa, sumário e alguns trechos, o Google consegue identificar qual é o assunto da página olhando, principalmente, para o Page Title (título da página no HTML), número de vezes em que a palavra-chave aparece ao longo do texto, texto alternativo das imagens e etc. Já a autoridade é o fator que faz, entre duas páginas que falam do assunto, uma ficar à frente da outra. O Google mede isso, principalmente, pela quantidade de recomendações (links) que uma página recebe. As recomendações em mídias sociais, principalmente o Google+, também vêm ganhando peso ao longo do tempo. Essa é a base de um bom trabalho de SEO: páginas orientadas para as palavras-chave que são importantes para o seu negócio e procuradas pelo seu público combinadas com autoridade conquistada por meio de links recebidos.

A Social Media Optimization (SMO) ou otimização para mídias sociais tem como objetivo alcançar um número maior de pessoas por meio das interações realizadas nas redes, melhorando o tráfego para o blog. Além de algumas redes sociais atraírem muitos visitantes por si só, o Google vem valorizando cada vez mais em seu algoritmo o quanto o conteúdo de determinada página é compartilhada nessas mídias. Incentivar e facilitar o compartilhamento através de botões em cada post é praticamente obrigatório para qualquer blog.

Comprar mídia online é bastante interessante para os negócios online que estão começando tendo em vista que os resultados orgânicos ainda não estão dando resultados. Além de permitir o aumento no número de visitantes qualificados do seu site da noite para o dia, anunciar nas mídias online é também uma forma de aprender um pouco melhor sobre o comportamento dos usuários no canal, mesmo quando sua presença ainda não é muito relevante. O facebook ads é uma boa opção para atrair pessoas no começo do funil de vendas. A vantagem dos anúncios nessa rede social é a segmentação. Há a opção de escolher o público por sexo, região, profissão, interesses (que inclui as páginas curtidas), entre outras definições, aparecendo na tela dos usuários definidos como público-alvo.

GooGle adwords (links Patrocinados) – Anunciar nos Links Patrocinados do Google é útil para atrair quem já busca por soluções, pois a chamada para o site aparece quando o usuário digita algumas das palavras-chaves que você definiu na compra do anúncio. Ou seja, só acha esse conteúdo quem está buscando por ele.

Converter os visitantes do seu blog em clientes é o seu desafio. Realizando as atividades de atração de forma correta, o tráfego está resolvido e você terá uma grande chance de tornar os seus visitantes em Leads. Ganhar a confiança e permitir que essas pessoas conheçam bem seu negócio é um passo essencial para a venda se concretizar. A geração de Leads é buscar obter informações de contato de alguém que demonstrou interesse no seu tema de mercado e usar a gestão de Leads (o relacionamento com o potencial cliente) para ganhar confiança e gerar demanda ao longo do tempo.

Após ter uma boa base de Leads é necessário gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para “esquentá-los” e aproximá-los do momento da compra através do Email Marketing, mídias Sociais e Nutrição de Leads. Daí em diante vem as etapas do alinhamento do marketing e vendas e finalmente a analise de todo o trabalho através das métricas do funil de vendas (número de visitantes, Leads e oportunidades geradas). Melhore o tráfego do seu blog com essas dicas.

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